5 tendências de mídia para acompanhar em 2025
A Dentsu lançou o relatório “The Year of Impact”, que destaca as principais tendências de mídia para 2025. O documento explora, principalmente, as transformações movidas por IA e algoritmos, além de novas maneiras de criar engajamento com os consumidores – um aspecto que promete moldar o setor nos próximos anos.
Diante dessas transformações, a Dentsu caracteriza o ecossistema de mídia de 2025 como “totalmente endereçável, comercializável e mensurável”. Esse panorama marca o começo da “Era Algorítmica da Mídia”, um cenário que promete impactar o crescimento das marcas de maneira inovadora.
Para Viviana Maurman, VP de Mídia da Dentsu Brasil, essa era já estava prevista, impulsionada pelo avanço da IA e sua aplicação na integração das mídias, o que vem aprimorando a relação entre marcas e público, proporcionando mais valor, precisão e capacidade de rastreamento nos processos.
Confira, a seguir, as cinco principais tendências apontadas pela Dentsu:
IA passa do potencial ao impacto concreto
A IA deixou de ser uma tendência emergente e tornou-se uma força transformadora, integrando-se à vida cotidiana e remodelando o planejamento de mídia, a criação de conteúdo e a interação com o consumidor. Micro-momentos gerados por IA e a personalização dinâmica estão permitindo que as marcas criem laços mais profundos e significativos com os consumidores.
Storytelling rompe a barreira algorítmica
Os interesses de nicho e fandoms estão se tornando recursos valiosos para marcas que desejam se destacar. O storytelling será a principal estratégia para que as marcas se movam com eficácia em um ambiente de mídia cada vez mais regido por algoritmos, criando narrativas impactantes em plataformas digitais e televisão conectada.
Retail transforma a mídia
A mídia de varejo continua crescendo em ritmo acelerado, oferecendo aos anunciantes acesso a dados valiosos dos clientes. Com grandes players como Amazon, Walmart e até o setor financeiro expandindo suas capacidades de anúncios, a integração entre varejo e mídia promete se consolidar como base para as estratégias de mídia.
Qualidade em constante evolução
À medida que os investimentos em mídia aumentam, também cresce a demanda por um envolvimento de maior qualidade. As marcas devem focar em parcerias estratégicas e em conteúdo premium para se destacarem e garantir que seu investimento gere resultados imediatos e valor de marca a longo prazo.
Futuro distribuído de forma desigual
Com as tecnologias e os hábitos de consumo de mídia evoluindo de forma desigual entre as regiões, as marcas terão que adotar estratégias hiperlocalizadas. As diferenças regulatórias, econômicas e tecnológicas estão redefinindo o cenário global, e as marcas precisarão navegar por essas complexidades para alcançar resultados significativos.